Saiba porque consumir cúrcuma!
Cúrcuma, também chamada de açafrão da terra, é uma raiz pertencente à família do gengibre, com sua maior produção na Ásia. Usada há séculos pelo mundo na culinária, cosméticos, pintura e medicamentos.
Na Índia é muito usada como tempero com propriedades medicinais pela medicina Ayurvedica. Considera-se que auxilie na digestão, reduza obesidade, alivie inflamações na pele e reduza inflamações no trato digestivo.
Vem sendo bastante estudada e está apresentando diversos benefícios à saúde. Em parte isto é devido às pessoas estarem mais preocupadas com sua saúde e buscando alternativas menos agressivas e mais naturais.
Os efeitos benéficos da cúrcuma devem-se principalmente à curcumina, que é um polifenol amplamente presente no pigmento laranja.
Os principais componentes da cúrcuma são os curcuminoides (entre eles a curcumina) e os óleos. Mas possui também muitos outros fitoquímicos, entre eles vitamina A, minerais, amido e proteína.
A curcumina tem potente efeito antioxidante e antiinflamatório. É reguladora da imunidade, tem papel importante na prevenção e tratamento de doenças como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares,do fígado, neurodegenerativas e autoimunes.
Além disso, possui compostos bioativos que inibem a expressão gênica de proteínas pró-inflamatórias (responsáveis pela inflamação).
A cúrcuma também possui efeitos positivos na saúde da pele, já que muitas doenças de pele estão associadas com inflamação. A curcumina mostrou regular a ação dos agentes inflamatórios, melhorando a inflamação.
Benefícios da cúrcuma:
- Antioxidante: faz uma varredura nos radicais livres, que são gerados pelo estresse oxidativo e causam danos nas células.
- Antiinflamatória: reduz a resposta inflamatória, pois inibe a função das enzimas pró-inflamatórias.
- Sistema imune: protege contra doenças imunes fazendo a modulação de várias células imunes e assim melhorando as alterações nos parâmetros imunológicos.
- Diabetes: o uso em pré-diabéticos pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo II; potente alternativa para prevenir e tratar diabetes e suas complicações.
- Câncer: previne o aparecimento do câncer. E em casos de quimioterapia apresentou melhora na qualidade de vida das pessoas e reduziu os níveis de inflamação.
- Doenças cardiovasculares: atua como cardioprotetor, preservando a função cardíaca; atenua insuficiência cardíaca; previne a oxidação do colesterol LDL.
- Doenças do fígado: protege e trata doenças do fígado contra a morte das células, reduz a inflamação, previne dos danos oxidativos.
- Doenças neurodegenerativas:estímulo a um dos hormônios que é responsável pela produção de novos neurônios e tem ação protetora nas doenças cerebrais; promissora na doença de Alzheimer.
- Saúde da pele: usado para erupções cutâneas e infecções – antibacteriano e anti-inflamatório. Bons resultados em casos de acne e psoríase.
A cúrcuma pode ser consumida in natura (ralada, em fatias ou em pó) ou em cápsulas. Seu consumo é seguro.
Para aumentar sua biodisponibilidade pode ser adicionada ao final das mais diversas preparações, como shots antioxidantes, shakes, saladas, em frutas, caldos, refogados, entre outros.
Depois de todos esses argumentos, vale a pena experimentar!
Referências:
Betül Kocaadam & Nevin Şanlier (2017) Curcumin
Farzaei, M.H.; Zobeiri, M.