Conheça a Pitaya – a fruta dragão
Pitaya é uma fruta exótica, também conhecida como fruta do dragão, por sua aparência externa ou também como fruta do deserto, por ser proveniente de cactos. Possui mais de 40 variedades, sendo 3 as mais encontradas – casca amarela e polpa branca, casca rosa e polpa branca e casca e polpa rosa.
Seu sabor é adocicado e por isso pode ser utilizada em uma série de preparações, desde shakes até sobremesas.
Seus benefícios são inúmeros, veja abaixo.
Benefícios da pitaya:
– rica em fitoquímicos;
– rica em antioxidantes – que auxiliam na redução das doenças crônicas degenerativas e combatem o envelhecimento da pele;
– baixo teor calórico;
– fonte de fibras – aumenta a sensação de saciedade; funciona como um moderador do apetite, auxiliando na perda de peso;
– rica em vitamina C, cálcio, ferro, fósforo e potássio;
-rica em vitaminas do complexo B, que auxiliam no combate à fadiga muscular – boa para ser consumida antes e após os exercícios.
-possui alto teor de água;
-rica em ômega 3 – devido às sementes no seu interior. O ômega 3 auxilia no controle do colesterol total e o LDL (colesterol ruim);
-auxilia no controle da pressão arterial;
-ação anti-inflamatória;
-apresenta tiramina (derivada do aminoácido tirosina), que ativa o hormônio glucagon, estimulando o corpo a utilizar as reservas de gorduras.
A pitaya é colhida de dezembro a maio, que é o período em que seu sabor e seus nutrientes estão mais concentrados.
Por todos estes benefícios é considerada a fruta da beleza.
Estudos mostram que até a casca da pitaya possui propriedades anti-envelhecimento, sendo utilizada na indústria cosmética.
O consumo da pitaya pode ser o mesmo das outras frutas. Lembrando que qualquer alimento quando consumido em excesso pode ser prejudicial ao organismo. Por isso, consuma com moderação.