Criar Novos Hábitos: tarefa impossível?
Criar novos hábitos… Por que será que é tão difícil mudar algo na nossa rotina?
A resposta para esta pergunta está no fato de que nosso hábitos não foram criados de um dia para outro…foram moldados ao longo dos anos, sendo afetados por diversos fatores, por exemplo, por pressão social e da mídia (especialmente na adolescência). Alguns desses hábitos, no entanto, não foram desejados.
E é aí que mora o desafio…
Transformar um hábito “ruim” em um hábito “bom”.
Justamente por se tratar de um assunto tão difícil e ao mesmo tempo tão almejado (afinal, quem não quer se “livrar” de um hábito indesejado?), é que várias pesquisas foram desenvolvidas.
O hábito a ser alterado pode estar relacionado a qualquer atividade que se deseja mudar. Pode ser uma questão de sono, alimentação, atividade física, trabalho, tempo no celular, álcool, fumo,…
Alguns deles, como é o caso dos hábitos alimentares pouco saudáveis, podem acarretar entre outras coisas, prejuízos à saúde. Entre as consequências estão o sobrepeso e a obesidade.
Muitas pessoas sabem da importância de mudar alguns hábitos, porém não conseguem fazê-lo.
O conhecido livro O Poder do Hábito reforça a importância de transformar os hábitos pelo impacto que eles promovem na saúde, produtividade, estabilidade financeira e até felicidade. E diz que um hábito não pode ser eliminado, mas sim substituído. E ainda, que é preciso acreditar que a mudança é possível.
Estudos mostram que são necessários, pelo menos, 21 dias, para que uma mudança de hábito ocorra. E também, que colocar os objetivos no papel faz com que sejam mais mensuráveis, o que auxilia no foco e na realização.
Mas com o auxílio de algumas ferramentas, criar novos hábitos pode ser mais prazeroso e fácil de realizar.
É o caso deste material, chamado de Criando Novos Hábitos. (Link para encontrar o material).
Com esta ferramenta é possível colocar o hábito que se tem (atual), o objetivo que se deseja (novo hábito) e qual a meta que você vai se propor a cumprir para atingi-lo. Além disso, vai poder marcar a data do início e monitorar dia a dia o cumprimento da meta!
Veja este exemplo:
Hábito: acordar na hora de ir para o trabalho e não realizar o café da manhã
Objetivo: preparar e comer um café da manhã saudável
Meta: acordar 30 minutos mais cedo
O material sugere 6 hábitos a serem mudados. Liste os principais hábitos que pretende mudar. Mas mude 1 de cada vez!
São as pequenas mudanças que ao final farão uma grande diferença na sua vida.
Referências:
Nutrients 2018,10, 1823; doi:10.3390/nu10121823;
O Poder do Hábito, de Charles Duhigg;
Studio Bella Carta – www.studiobellacarta.com.br