Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Dia 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é tema importante e atual, que diz respeito a toda a população. Estima-se que 1 em cada quatro pessoas adultas tenha hipertensão.

Então vamos falar um pouquinho sobre ela.

Pra quem não sabe, a hipertensão arterial ou pressão alta é assim chamada quando a pressão está igual ou maior do que 14 por 9.  A pressão sobe por vários motivos, mas o principal é a contração dos vasos sanguíneos. Ela age de forma silenciosa, aparecendo sintomas já quando está avançada e o tratamento é realizado por toda a vida.

Se não tratada, pode causar: derrames cerebrais (acidente vascular cerebral – AVC); doenças do coração, como insuficiência cardíaca e infarto; insuficiência renal, podendo levar à paralisação e até alterações na visão, podendo causar cegueira. Por isso a importância de realizar um tratamento adequado.

Você sabe quais são os principais fatores de risco para desenvolver hipertensão?

As pessoas com mais chances de ter pressão alta são aquelas que estão acima do peso, não tem uma alimentação saudável, consomem sal e bebidas alcoólicas em excesso, são muito estressadas e não praticam atividades físicas. Quem tem familiares hipertensos ou é diabético também tem mais risco.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, pessoas com mais de 55 anos, mesmo que apresentem pressão normal, têm 90% de chances de desenvolver hipertensão.

Representação da hipertensão arterial com sal caindo do saleiro

Dicas para controlar a pressão:

  • Verifique regularmente sua pressão (pelo menos uma vez por ano);
  • Controle seu peso;
  • Controle o uso do sal de cozinha;
  • Evite alimentos ricos em sódio, como: salsicha, toucinho, bacon, salame, queijos, presunto, mortadela, enlatados, conservas, temperos prontos, sopas desidratadas, aves e peixes defumados, biscoitos, pães, caldos de carne/galinha, maionese, molhos prontos, manteiga e margarina com sal;
  • Não cozinhe alimentos com sal, acrescente depois de servido o prato, conforme a quantidade recomendada;
  • Utilize temperos como: vinagre, limão, orégano, manjericão, canela, noz moscada, colorau, cominho, hortelã, gengibre, cravo-da-índia, alebrim a fim de realçar o sabor dos alimentos;
  • Observe o rótulo dos alimentos, pois o sal pode ser encontrado como sódio, cloreto de sódio;
  • Controle produtos de padaria, incluindo o pão francês, pois contêm quantidade significativa de sódio;
  • Controle o consumo de álcool;
  • Controle os níveis de estresse;
  • Pratique atividade física regularmente.

A hipertensão arterial não tem cura, mas tem controle. Por isso, se você já possui, siga corretamente as orientações dos profissionais de saúde, tome as medicações nos horários recomentados e siga as dicas acima para ter mais qualidade de vida.

Se não tem pressão alta, veja as orientações e repense sua rotina, veja se tem algo a ser melhorado. A prevenção é sempre a melhor opção!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *