Conheça o peixinho da horta
Peixinho da horta, orelha de coelho ou lambari são os nomes populares dados a hortaliça Stachys byzantina, pertencente à família Lamiaceae.
Esta hortaliça é considerada uma PANC (planta alimentícia não convencional).
O que é uma PANC?
São consideradas PANC as plantas que possuem uma ou mais partes comestíveis e que não estão presentes no nosso cardápio convencional. Algumas delas possuem alto teor de minerais, sendo uma boa alternativa para enriquecer o consumo de nutrientes da alimentação.
Existem muitas espécies por aí, principalmente nos quintais das residências, praças, parques e até nas vegetações das calçadas. Podem ser confundidas com ervas daninhas ou matinhos, pois crescem espontaneamente.
Também são consideradas panc as cascas, folhas, raízes e outras partes de legumes, tubérculos e frutas que aparentemente não seriam utilizadas (ex: ramos da cenoura, folhas da batata doce, coração da bananeira). E até mesmo em pétalas coloridas de flores e sementes de árvores.
Mas afinal, por que o peixinho da horta é chamado assim?
Existe uma variedade de plantas, não é mesmo?! Cada uma possui suas características específicas de sabor, textura, formato. Algumas são mais marcantes, como a rúcula, o agrião e o radite. Outras são mais suaves, como as alfaces. Algumas texturas também se destacam. O peixinho se assemelha um pouco com a sálvia, apresente uma textura aveludada
É chamado de peixinho por 2 motivos:
- Devido ao seu formato: alongado, parecido com o de um peixe;
- Por seu sabor: quando empanado e frito fica parecido com o sabor do peixe.
É uma planta de clima ameno. Possui boa quantidade de fibras, cerca de 13g para 100g de planta. Em relação a outras hortaliças, também apresenta boa quantidade de proteínas, em torno de 4g para 100g de planta.
Além de frito, pode ser preparado assado, em forma de sucos, refogados, omeletes, sopas e recheios diversos. Nestas outras formas de preparo, porém, não terá o sabor similar ao do peixe.
Seguem 2 receitas testadas, uma frita e outra assada:
Petisco de peixinho da horta frito
Ingredientes:
- 10 folhas de peixinho
- 2 ovos
- Fubá
- Sal
- Cúrcuma ou outro tempero (opcional)
Modo de preparo:
Lave as folhas de peixinho e seque bem (pode ser com papel toalha ou um pano de prato seco). Em seguida bata os ovos com sal e outros temperos (caso tenha optado por colocar).
Em outro recipiente coloque o fubá. Passe as folhas na mistura com ovos e depois no fubá e leve para fritar. Deixe dourar dos 2 lados (cerca de 30 segundos de cada lado), retire e escorra em um papel toalha. Pode servir acompanhado de limão.
Petisco de peixinho da horta assado
Ingredientes:
- 12 folhas de peixinho
- ¼ xícara de aveia
- Sal e temperos à gosto
- 1 xícara de água morna
- Farinha de mandioca fina
Modo de preparo:
Bater no liquidificador a aveia, a água morna e os temperos. Essa será a mistura para empanar.
Lave e seque as folhas de peixinho. Em outro recipiente coloque a farinha de mandioca. Passe as folhas de peixinho na mistura e depois na farinha de mandioca. Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno. Pode ser fogo alto, afinal é só para dar a crocância no peixinho. Deixe por cerca de 15 a 20 minutos, ou até dourar. Cuidado para não queimar. Pode servir acompanhado de limão.
Observação: Ambas as receitas podem ser fritas ou assadas.
Se você testar, me escreve contando o que achou. Vou adorar saber!
Referências:
www.embrapa.br