Alimentos com baixo índice glicêmico

Alimentos com baixo índice glicêmico vêm ganhando destaque nos meios de comunicação como importante fator a ser considerado para a saúde. São os alimentos com carboidrato que possuem este índice.

Os carboidratos servem de combustível para a maioria dos órgãos, incluindo o cérebro e os músculos durante os exercícios. Mas nem todos são iguais. Saber diferenciá-los, sabendo qual seu índice glicêmico torna-se muito importante para fazer as melhores escolhas.

Mas você sabe o que é o índice glicêmico (IG)?

É uma classificação para o efeito que um alimento exerce na glicemia, ou seja, é como o organismo transforma o carboidrato desse alimento ingerido em açúcar.

Alimentos com alto índice glicêmico tendem a liberar grandes quantidades de insulina buscando manter os níveis de glicose no sangue normais. Essa liberação em excesso contribui para menor saciedade e consequentemente pode ocasionar aumento no consumo de alimentos e desenvolvimento de sobrepeso e obesidade.

Na figura abaixo (extraída do site da Fundação do Índice Glicêmico), pode-se ver a diferença na corrente sanguínea entre um alimento com alto índice glicêmico (linha vermelha – pico alto de glicose) e outro com baixo índice glicêmico (linha laranja – mais estável) em 1 e 2 horas após o consumo do alimento, sendo a quantidade de carboidrato utilizada a mesma para a referência (pão branco ou glicose) e para o teste (alimento que se quer saber o valor do IG).

Gráfico mostrando curva com baixo índice glicêmico

Consumir alimentos com baixo índice glicêmico pode ser benéfico para o controle do diabetes. E é por isso que os diabéticos devem ter uma atenção especial ao tipo de carboidrato que consomem.

Além disso, alimentos com baixo índice glicêmico, por liberarem menores quantidades de insulina e mais lentamente, são benéficos para a saúde de modo geral e podem auxiliar na prevenção de doenças.

São considerados alimentos com baixo índice glicêmico os que apresentam valor menor de 55 (IG<55).

Já os alimentos com IG entre 56 – 69 são considerados médio e IG ≥ 70, são considerados de alto IG.

IMPORTANTE: alimentos como gorduras, óleos e carnes têm índice glicêmico igual a zero, pois não possuem carboidratos.

Abaixo segue uma tabela com o índice glicêmico de alguns alimentos. Nesta há uma relação de alimentos com baixo, médio e alto IG:

Baixo IG (<55)Médio (56 – 69)Alto (>70)
Amendoim15Batata doce56Tapioca70
Soja16Aveia57Pão branco75
Iogurte sem açúcar20Banana57Melancia76
Feijão preto30Abacaxi59Batata cozida78
Lentilha32Mamão papaia60Leite de arroz86
Leite de soja34Batata doce cozida63Purê de batata87
Maçã36Abóbora cozida64
Pera38Pipoca65
Leite desnatado37Arroz integral68
Leite integral39Arroz branco cozido68
Cenoura cozida39
Pêssego42
Laranja43
Arroz parboilizado48
Macarrão49
Manga51

Dicas para saber se um alimento possui baixo índice glicêmico:

*Frutas

– quanto mais madura estiver, maior será seu IG, pois mais açúcar ela terá. Prefira comer as frutas com a casca, que contém fibra. (Sempre higienizando muito bem antes de comer);

-prefira consumir a fruta in natura, pois os sucos tem IG maior;

* No geral, quanto menos processado o alimento, menor será seu IG. Por exemplo, alimentos crus possuem IG menor do que alimentos cozidos. Então, prefira alimentos crus ou se for necessário cozinhar, deixe o menor tempo possível.  Evite triturar, amassar, pois também elevam o IG do alimento.

* Prefira cozinhar os alimentos, quando necessário, com a casca, pois isto também diminui o IG.

Mas cuidado…alguns alimentos com alto IG possuem elevado valor nutricional, enquanto outros com baixo IG são pobres em fibras e outros nutrientes.

Por isso, de modo geral, opte por alimentos de baixo a moderado IG e menos processados.



Referências:

Atkinson, FS; Foster-Powell, K; Brand-Miller, JC. International tables od glycemic index and glycemic load values. Diab Care,v31, n12, 2008.

Fundação do Índice Glicêmico – http://www.glycemicindex.com. Acessado em abril de 2018.

Sampaio, HAC; Silva, BYC; Sabry, MOD; Almeida, PC. Índice glicêmico e carga glicêmica de dietas consumidas por indivíduos obesos. Rev Nutr, v.20, n6, 2007.

Venn, BJ; Green, TJ. Glycemic Index and glycemic load: measurement issues and their effect on diet-disease relationships. Eur J Clin Nutr, v61, p.S122-131, 2007.

Sociedade Brasileira de Diabetes, 2016.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *