As irresistíveis frutas vermelhas

As irresistíveis frutas vermelhas

As frutas vermelhas, bem como as roxas, além de possuírem uma aparência atrativa, com suas cores fortes e vibrantes, também são muito saborosas.

Talvez por isso tantos pesquisadores começaram a se interessar e estudar sobre elas.

Mas a beleza e o sabor passaram a ser detalhes, frente a todos os benefícios à saúde que foram sendo descobertos.

Vamos conhecer um pouco mais quem são estas frutas.

Pertencem ao grupo das frutas vermelho-arroxeadas, entre outras: morango, uva, amora, mirtilo, cereja, framboesa, jabuticaba, romã, açaí, groselha, goji berry e cranberry.

Agora sabendo quem são, vamos conhecer um pouco mais sobre seus benefícios.

Principais benefícios das frutas vermelho-arroxeadas:

  • Possuem elevado teor de água e fibras, o que auxilia na saciedade;
  • Possuem baixo índice glicêmico e carga glicêmica, o que significa que o seu consumo não aumenta tanto a glicemia, não ocasionando picos;
  • Algumas frutas vermelhas, como romã, morango e framboesa possuem ácido elágico, que é um composto fenólico capaz que reduzir os níveis lipídicos e melhorar a resposta inflamatória causada pela obesidade;
  • Possuem grande quantidade de polifenois e fitoquímicos, como resveratrol, anticianinas e proanticianidinas, que auxiliam nas funções cognitivas, memória, modulação da microbiota intestinal, controle glicêmico e aumentam a imunidade;
  • São potentes antioxidantes, auxiliando no combate ao envelhecimento;

Estudos mostram seu poder no combate a doenças cardiovasculares e também na prevenção de câncer.

Trabalho recentemente publicado no American Journal of Clinical Nutrition aborda os efeitos benéficos do mirtilo em relação à doença cardiovascular, melhorando a função vascular e os níveis lipídicos. O consumo das antocianinas, encontradas no mirtilo, têm sido associadas também à redução no risco de diabetes tipo 2, infarto no miocárdio e melhora na resistência à insulina e hipertensão. O consumo de 1 a 3 porções por semana já traz alguns destes benefícios. Mas o consumo ideal para prevenção de doenças cardiovasculares é de 1 copo (150g) por dia.

Outro estudo sugere que 40g de mirtilo possa ser capaz de proteger os ossos de mulheres pós menopausa com perda de massa óssea.

Enfim, muitos são os benefícios das frutas vermelhas e roxas. Algumas delas não são tão comuns por aqui, mas já começam a aparecer frutas nacionais. Há plantação de mirtilos e framboesas no Rio Grande do Sul, por exemplo. Outras como morango, amora, uva, jabuticaba e açaí são mais facilmente encontradas.

Lembre de aproveitar as frutas da época. Além de mais saborosas e com preço mais acessível, concentram mais seus nutrientes.

E sempre que possível, prefira orgânicos. Já está provado que possuem mais nutrientes, comparadas a não orgânicos.

Referências:

doi: 10.1093/ajcn/nqy380

doi: 10.1186/s12986-019-0365-4

doi: 10.1093/cdn/nzz028.P01-029-19

doi: 10.3945/an.116.012575



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *