Alimentação na prevenção do câncer de mama
Você sabia que a alimentação pode ser considerada como causa de prevenção contra o câncer?
E que uma má nutrição pode ser responsável por aproximadamente 35% dos casos de câncer no Brasil?
A nutrição tem papel importante quando o assunto é câncer de mama.
Alguns fatores de risco podem ser combatidos com uma alimentação e hábitos saudáveis. Veja só:
Fatores de risco do câncer de mama:
- Obesidade
- Sedentarismo
- Consumo de bebidas alcoólicas
- Dietas ricas em açúcares
- Excesso de gorduras
- Carência de vitaminas e minerais
Esses fatores podem ser tratados com a alteração de alguns hábitos alimentares, como veremos adiante.
Consumir uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos (feijões e oleaginosas) e cereais integrais proporciona a quantidade de vitaminas e minerais necessários para atingir as recomendações destes nutrientes.
Mas é importante que o consumo seja diário e quanto mais colorida e variada a combinação dos alimentos melhor!
Já alimentos muito processados e industrializados são repletos de açúcares e gorduras e pobres em nutrientes. A recomendação é ler os rótulos. Aqui a regra é oposta: quanto menos ingredientes melhor!
Já é comprovado que o açúcar é viciante. A minha dica é ir reduzindo aos poucos. Comece reduzindo o açúcar das bebidas, como sucos, cafés, chás. Troque o chocolate ao leite por um chocolate meio amargo. E assim sucessivamente.
Frutas secas são boas opções para substituir doces. Mas por serem desidratadas, concentram mais os açúcares, então devem ser consumidas com moderação.
No caso das gorduras, evite frituras. Faça mais alimentos assados, refogados ou no vapor. O óleo de coco e o azeite de oliva podem ser uma boa opção de susbtituição nas preparações.
Aliado a isso, controlar o consumo de bebidas alcoólicas, pois além do álcool, elas também possuem calorias e contribuem para o ganho de peso.
Outro fator que tem relação direta com a alimentação é a atividade física. O sedentarismo deve ser combatido. Mantenha-se em movimento. Caminhar 3x por semana por 30 minutos já é suficiente.
Controle seu peso! Os benefícios serão inúmeros.
*É importante mencionar que além de tantos outros benefícios a amamentação é considerada fator de proteção contra o câncer de mama.
O câncer de mama é assunto muito sério. Sabemos que não existem apenas os fatores nutricionais, há também a questão genética/hereditária e exposição a radiações (por exemplo o raio X). Mas a alimentação só depende de você!
Previna-se! Faça exames de rotina e tenha hábitos saudáveis.
No site do INCA (Instituto Nacional do Câncer) você encontra maiores informações sobre o câncer de mama.