Conheça mais sobre o chá verde
Muito popular no Japão e na China, o chá verde desperta cada vez mais interesse devido a suas propriedades, sendo alvo de vários estudos.
É proveniente das folhas da Camellia Sinensis. Ao contrário do chá preto, sofre pouca oxidação durante o seu processamento, conservando assim sua coloração e recebendo, portanto, a nomeação de chá verde. Mas não confunda outras ervas da mesma cor com o chá. O verdadeiro chá verde deve conter na sua composição Camellia sinensis, o que pode ser verificado na embalagem do produto.
A maior parte dos seus benefícios se deve à presença de antioxidantes, os quais atuam contra o envelhecimento precoce e desenvolvimento de cânceres. O alto teor de catequinas e flavonoides estão relacionados ainda com a diminuição do colesterol “ruim” e prevenção de doenças cardiovasculares.
Além disso, o chá verde possui ação termogênica, promovendo maior oxidação de gorduras e aumento do gasto energético, podendo auxiliar no emagrecimento. No entanto, para que tais efeitos sejam alcançados, a recomendação é que sejam consumidas de 4 a 6 xícaras por dia.
E para que não se percam os princípios ativos da planta é preciso ter alguns cuidados na hora de prepará-lo. Sempre que puder utilize as folhas secas ao invés do saquinho.
Modo de preparo:
Leve a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição) desligue o fogo. Só então acrescente a erva, abafando por 2 a 3 minutos. Mas não exagere na dosagem – o ideal é utilizar 1 colher de sopa para 1 litro de água. Se você quiser reduzir o gosto amargo do chá verde utilize outras ervas junto. Nesse caso ferva a água com casca de abacaxi, de maçã, erva cidreira ou outros chás e desligue o fogo. Só então acrescente o chá verde. Depois de alguns minutos coe o chá.
Procure tomar o chá assim que estiver pronto e de preferência sem açúcar. Se você estiver sem tempo pode preparar um litro e armazená-lo por até 24 horas, em garrafa térmica ou jarra de vidro, dentro da geladeira.
E as cápsulas de chá verde – podem ser tomadas no lugar do chá?
Muito cuidado com elas. Ao contrário do saquinho, as cápsulas possuem dosagens muito altas do principio ativo. O excesso do chá pode provocar irritabilidade, palpitações, aumento da pressão arterial e da ansiedade.
Por isso, as cápsulas do chá só devem ser consumidas se houver indicação de um profissional especializado (nutricionista ou médico).
Além disso, é importante salientar que o consumo de chá verde é contra – indicado para gestantes, pessoas hipertensas, com arritmia cardíaca ou gastrite. E se você estiver utilizando algum medicamento pergunte ao seu médico se pode consumi-lo.
E vale sempre lembrar que: o chá verde é usado somente como complemento à alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas, não apresentando resultados significativos quando utilizado isoladamente. Afinal, não existem milagres!