O que te traz paz?
A busca pela paz nunca esteve tão em voga. Mais especificamente a paz mental. O equilíbrio emocional. A crise mundial devido ao COVID-19 tem trazido um misto de sentimentos e situações jamais antes imaginado pela população.
Ansiedade, nervosismo, aflição, angústia, medo…tudo ao mesmo tempo!
Com os nervos à flor da pele, ansiedade paralisando.. exercer as atividades da casa, trabalho, filhos,…tudo fica incompleto, você cansado (a), estressado (a) e sem paciência.
Aliado a tudo isso, sente mais vontade de comer. A compulsão alimentar aumenta nestes momentos de ansiedade e estresse.
Você acaba deixando de lado a qualidade da alimentação, em busca de um prazer imediato. Afinal, o ato de comer também serve para descarregar nossas emoções.
Pensando em tudo isso, seguem algumas dicas para auxiliar no relaxamento e para tentar equilibrar um melhor o lado emocional.
9 dicas para buscar a paz mental:
1 – Meditação: escolha um local/momento do dia (acorde mais cedo, se necessário) e medite por alguns minutos. Se nunca meditou, existem vários aplicativos com meditação guiada. Os benefícios são comprovados cientificamente e incluem melhora na postura, respiração, disposição, dores físicas e até função intestinal;
2- Contemplar a natureza: fique em silêncio olhando pela janela e apreciando a natureza por alguns minutos. Observe os pássaros, as flores, as árvores,…você não imagina quanto paz eles transmitem;
3 – Respiração: o ato de respirar, por si só, já pode ser utilizado para amenizar a ansiedade. Inclusive no intervalo do trabalho e momentos mais estressantes do dia. Indicado também para acalmar as crianças. Existem várias técnicas. Uma delas é esta: Inspire profundamente pelo nariz e expire pela boca, sentindo o movimento no diafragma e não no peito. Repita de 6 a 10 vezes em 1 minuto.
4 – Cuide do seu jardim ou plantas: cuidar das plantas e mexer na terra é uma atividade relaxante. Experimente!
5 – Leitura: Escolha um assunto que não seja técnico. O objetivo é relaxar e desconectar dos problemas.
6 – Alongamento: alongar auxilia no alívio das tensões. Alongue-se por alguns minutos. Escolha o horário que ficar melhor para você. Pode ser ao acordar, após o horário de trabalho ou antes de dormir.
7 – Atividade física: movimente-se da forma que conseguir. Convide também as crianças.
8 – Faça uso de velas aromáticas, incensos, essências, óleos essenciais. Eles auxiliam a tornar o ambiente mais aconchegante. Os óleos essenciais possuem benefícios comprovados na ansiedade, entre outros.
9 – Organize suas tarefas: defina o que é importante concluir naquele dia. E esqueça as demais. Não se sobrecarregue. Ter visão do que precisa ser feito, auxilia a reduzir a ansiedade, além de melhorar o foco.
Pratique o autocuidado!
E quem sabe aproveite uma destas dicas para criar um novo hábito!
Referências:
Meditation, Health and Scientific Investigations: Review of the Literature. DOI: 10.1007/s10943-016-0211-1.
Anxiolytic Effect of Essential Oils and Their Constituents: A Review. DOI: 10.1021/acs.jafc.9b00433.
Using Therapeutic Essential Oils to Support the Management of Anxiety. DOI: 10.1097/JXX.0000000000000227.
The Effects of Stress and Meditation on the Immune System, Human Microbiota, and Epigenetics. Adv Mind Body Med. 2017;31(4):10–25.