7 maneiras de consumir Coco sem sair da dieta

7 maneiras de consumir Coco sem sair da dieta

O coco é um alimento completo e muito versátil. Considerado um alimento funcional por todas as suas propriedades (antioxidante, antifúngico, antimicrobiano, fortalece o sistema imunológico, regula a flora intestinal, controla a glicemia).

Apesar de possuir gorduras saturadas, estas gorduras são absorvidas no intestino e transportadas para o fígado, onde são oxidadas e rapidamente transformadas em energia, não armazenando essa gordura no corpo. Isto traz saciedade e por isso auxilia na perda de peso. Pode ser consumido de diversas formas, sendo destacadas as 7 mais saudáveis.


7 formas de consumir coco:

Polpa: in natura, ralada ou chips, a polpa também tem várias utilizações e é rica em fibras e em vários minerais, em especial o potássio, que auxilia no bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial e protege a função neuromuscular. Possui flavonoides e tem ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória, além de estimular a produção de enzimas que melhoram imunidade e combatem substâncias cancerígenas.

Água: rica em eletrólitos, o que contribui para a boa hidratação. Possui proteínas, sais e açúcares. Rica em minerais como potássio, sódio, magnésio, cálcio, ferro, zinco, cobre. Apesar de não ser rica em vitaminas, possui vitamina C e vitaminas do complexo B. Baixo teor de gorduras. Usada com diurético. Possui propriedades antioxidantes.

Açúcar: produzido a partir da seiva do coqueiro, e ao passar pelo processo de aquecimento para a retirada da água sobram cristais do açúcar. Como sua produção não possui conservantes (adoçante natural) preserva-se grande parte dos nutrientes. Possui baixo índice glicêmico.

Farinha: rica em fibras e micronutrientes. Possui fácil digestão. Por não conter glúten, pode ser incluída na dieta de celíacos. É mais nutritiva do que outras farinhas integrais.

Óleo: rico em polifenóis e ácidos graxos de cadeia média. Possui ácido láurico, potente protetor da imunidade, antifúngico e antimicrobiano. Como não sofre muitas modificações, pode ser aquecido. Boa opção para cozinhar.

manteiga de coco

Manteiga: extraída da carne do coco. Similar ao óleo, possui triglicérides de cadeia média, como ácido láurico, trazendo reforço para a imunidade.

Leite: rico em triptofano, aminoácido responsável pela produção de serotonina. Metade das gorduras boas é composta pelo ácido láurico. Também é bom para a hidratação da pele.

OBS: existe ainda o shoyu de coco, que é fermentado a partir do néctar de coco com sal marinho. Opção mais saudável e com menos sódio do que o molho shoyu.

São tantas as maneiras de consumir o coco, porém como todo alimento, mesmo sendo de excelente qualidade, deve-se consumi-lo com moderação.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *