16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação
Hoje, 16 de outubro, é celebrado o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO em mais de 150 países.
Essa celebração ocorre desde 1979, quando a ONU decidiu proclamar a data com o intuito de chamar a atenção para a questão da fome e a desnutrição.
A campanha deste ano traz o tema da luta contra a fome em todos os seus aspectos. Tanto pela falta do alimento, seja pelos conflitos, desigualdades ou pelo clima, economia. Mas também aborda a má alimentação, fruto das escolhas alimentares inadequadas, que a partir do sobrepeso e obesidade trazem uma série de complicações para a saúde.
Os eventos da campanha buscam promover a conscientização para aqueles que sofrem com a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar. Mas também quer conscientizar sobre as dietas nutritivas para toda a população.
O lema central da campanha do Dia Mundial da Alimentação deste ano é: ‘Nossas ações são nosso futuro. Um mundo #FomeZero para 2030 é possível’.
Em uma época em que novamente a problemática da fome está em evidência, após um ciclo de fartura é que deve-se juntar esforços para que a meta seja alcançada. E um passo muito importante é o combate ao desperdício. Pois é inaceitável que enquanto pessoas passam fome, outras jogam comida no lixo. Faça a sua parte e não desperdice os alimentos.
Outra questão focada nos alimentos é a qualidade desses alimentos. A desnutrição pode estar associada com as más escolhas alimentares. Comer é diferente de alimentar-se.
Quando comemos não necessariamente estamos pensando em nutrir nosso corpo, mas simplesmente “matar a fome”. As consequências são sobrepeso, obesidade e todas as doenças associadas.
No entanto, quando nos alimentamos, buscamos selecionar os alimentos. Além de saciar a fome, pensamos em nutrir nossas células e trazer benefícios para a nossa saúde.